Tudo começa com as perguntas Certas
- Felipe Borges
- 27 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
E chegou aquele momento! Você finalmente montou aquele seu pequeno ecommerce que vinha sonhando faz tempo, já tem as contas de Google Ads e Facebook configuradas, seu budget planejado e dividido bonitinho para os próximos 12 meses, já tem o seu site da Wix montado e está pronto pra começar aquele sonho de ser um empresário. Mas, contudo, no entanto, porém, como você vai fazer a controladoria de quem está chegando no seu site, o que ele está fazendo, em qual etapa do funil de compra ele desistiu do seu produto, como vai otimizar as suas mídias com foco em conversão? É, são muitas perguntas com uma resposta razoavelmente simples. Com skills de Web Analytics.

Sempre quando falamos em analisar resultados digitais, temos de previbilizar todos os pontos de contato do usuário em nossa jornada:
- Ele está conseguindo chegar ao site? - Ele chegou ao site, mas ele está interagindo? - Ele está interagindo mas ele está convertendo? - Se ele não está convertendo, em que etapa ele parou? Essas são algumas perguntas básicas que devemos nos fazer toda vez que pensarmos em resultados de Web Analytics, pois com todas as informações acima citadas, começamos a ter um panorama geral de comportamento, e como o dono do próprio Blog diz pra mim: “Sem dados a gente não evolui”. Para responder essas perguntas, temos alguns aliados que podem nos ajudar bastante durante essa jornada, como o Google Analytics, Google Tag Manager, HotJar, dentre outras ferramentas GRATUITAS (Até certo volume) que se bem utilizadas, podem mudar o patamar do seu negócio em 1000%. O primeiro passo para começar a analisar os dados do seu site, é a instalação da tag do Google Analytics dentro do HTML na sua página, e pra isso, você não precisa ser nenhum grande conhecedor de programação não, o próprio Google te ajuda com isso através do Google Tag Manager. O Google Tag Manager, é um contêiner de Tags Java Script que basicamente armazena as informação de Tag que você colocar lá e dispara no momento certo para que você possa contabilizar dentro da sua ferramenta de W.A (para os íntimos haha) da maneira correta. (Nos próximos artigos vou desenvolver um pouco mais de como funciona a parte técnica). Esse passo feito, você agora pode instalar a TAG da propriedade de Google Analytics no seu site, e agora você tem acesso a todos os visitantes, usuários, tempo de permanência no receptivo, taxa de rejeição e eventos que você pode criar dentro da ferramenta para mapear cada etapa do usuário no seu receptivo, e o sonho de conseguir vender, gastando menos está um pouco mais próximo! De bate e pronto, esses são os primeiros passos que você tem de fazer para começar a ter conhecimento da jornada (palavra que eu vou usar muito daqui pra frente) no seu site, e com elas, já existem algumas novas perguntas que você pode fazer, maneiras novas de responde-las e o mais importante para o dono desse blog: Agora você pode otimizar sua mídia para metas de conversão, ou seja, você consegue entregar seus anúncios para pessoas com comportamento de navegação na internet, similar aos do que já compraram no seu site! Tudo isso que escrevi na verdade é uma introdução para um série de artigos que vou escrever daqui pra frente aqui com o Vitor para que cada vez mais, possamos disseminar conhecimento técnico e estratégico de mídia e dados, para ajudar vocês não só a entender um pouco mais sobre cada disciplina, mas também como elas não existem separadamente! Meu nome é Felipe Borges, sou diretor de Data & Analytics da Wmccann e trabalho junto com o Vitor Miguel, na missão de trazer performance para nossos clientes através de otimização de jornada, mídia, comportamento e muita conversa!
Kommentare