5 Relatórios do Google Analytics que ajudarão no desempenho dos resultados da sua empresa.
- Lucas Gonçalves
- 9 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2022
O objetivo desse artigo será de como obter melhores resultados dentro do seu site ou e-commerce, gerar insights para que você possa explorar nas suas estratégias de mídia, CRM, jornada do consumidor, descobrir gaps gerados pelo site, além de ter informações importantes sobre o seu negócio para grandes tomadas de decisões.

1. O primeiro e um dos mais importantes é o Relatório de comércio eletrônico, é nele que você terá informações importantes sobre a receita gerada no seu site, ticket médio, produtos mais comprados e desempenho por produto. Dessa forma, será possível entender quais produtos possuem mais saída (facilidade de vender) e quais produtos precisam de atenção, além disso, analisar o comportamento de compra e entender se há alguma disrupção da jornada do consumidor dentro do site.
2. Relatório de aquisição (origem/mídia), neste relatório você conseguirá analisar todas as informações de pós cliques de suas campanhas de mídia, CRM e orgânico. Através do report será possível otimizar suas campanhas com mais assertividade, levando em consideração, quais trouxeram mais sessões, quais players foram responsáveis por conversões, taxa de conversão e afins.
3. Relatório de melhores caminhos para compra, neste relatório será possível identificar quais são os caminhos pela mídia até a finalização da compra, por exemplo, vamos supor que você foi impactado por um anúncio dentro do facebook sobre um tênis X, porém, você fez uma busca no google, clicou no anúncio patrocinado e comprou. Ou seja, a sua jornada de compra teve por início, o facebook e foi finalizada por uma campanha de google Ads.
4. Relatório de conversão assistida: Neste caso, você conseguirá entender a atribuição de cada mídia nas conversões finais dos seus clientes. Esse relatório é de extrema importância para te ajudar nas estratégias e definições dos veículos de seu plano de mídia. Por exemplo, vamos supor que em seu plano de mídia, o canal de programática tenha gerado poucas conversões finais, mas quando você olha o relatório de conversão assistida, se dá conta que 85% das suas conversões finais, tiveram o primeiro contato com a programática, dessa forma é possível entender a importância de cada canal em sua estratégia.
5. Relatório de pesquisa interna: O objetivo desse relatório é mostrar o que as pessoas estão pesquisando dentro do seu site, assim você consegue ver quais são os produtos mais buscados e se houve vendas. Além disso, é possível entender se o seu site tem os produtos mais buscados pelo seu público e também a possibilidade de identificar tendencia de compra de alguma categoria que o e-commerce ainda não possua.
Com essas dicas, será muito mais fácil otimizar e explorar ao máximo suas campanhas de mídia e ajudará ser mais assertivo com suas análises diárias. Sabemos o quanto é corrido o dia a dia de quem trabalha com dados, compartilhe esse artigo e ajude seu amigo a ser mais assertivo nas otimizações da campanha. Caso você conheça outro report do google analytics que você não deixa de olhar durante o seu dia, compartilha aqui embaixo com a gente! 😊
Comments